Por: Eliana Pereira Ignacio – Olá meus caros leitores, ao longo desta série, exploramos a importância de tomar consciência sobre o processo de recomeçar e o reconhecimento de problemas antigos que nos prendem em ciclos repetitivos. Nesta terceira e última parte, convido você a refletir sobre os passos necessários para que o recomeço seja uma realidade tangível em sua vida. Este é um momento de ação, de colocar em prática o que foi compreendido e de iniciar uma jornada transformadora, com uma perspectiva tanto psicológica quanto cristã.
O recomeço exige honestidade. Antes de qualquer mudança, é necessário encarar a realidade e aceitar a realidade atual, sem filtros ou negações. Muitas vezes, fugimos da verdade por medo ou vergonha, mas a verdade é o ponto de partida para qualquer transformação.
Como diz Brené Brown, pesquisadora e autora: “A coragem começa com o ato de nos mostrarmos vulneráveis e autênticos”. Admitir o que está quebrado é o primeiro passo para reconstruir. Na perspectiva cristã, isso significa reconhecer nossa dependência de Deus e nossa necessidade de Sua graça. Em Mateus 11:28, Jesus convida: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso”.
Reconhecer a verdade sobre onde estamos é abrir espaço para que Deus trabalhe em nossas vidas. Liberte-se do Passado !!! Recomeçar é impossível enquanto carregamos o peso do passado. Isso não significa ignorá-lo, mas sim processá-lo de forma saudável. Do ponto de vista psicológico, é essencial abordar traumas, ressentimentos e falhas com compaixão e coragem. Muitas vezes, isso pode significar buscar ajuda profissional ou con¬ ar em amigos e mentores de confiança.
Na fé cristã, somos chamados a perdoar e deixar o passado para trás. Filipenses 3:13-14 nos ensina: “Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, afim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus”.
Deixar o passado é um ato de confiança em Deus, crendo que Ele tem algo novo e melhor para nós. Recomeçar requer intencionalidade, estabelecer um proposito claro. Muitas vezes, nos encontramos vagando sem rumo porque não temos um propósito claro para onde queremos ir.
Reflita sobre o que realmente importa para você. Pergunte-se: “Que tipo de pessoa Deus quer que eu seja? Que tipo de vida eu desejo construir?”
A psicologia sugere que ter metas claras aumenta significativamente a satisfação e a motivação. No entanto, essas metas precisam ser realistas e alinhadas com seus valores. Espiritualmente, confie e em Deus para direcioná-lo.
Como Provérbios 16:9 diz: “O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos”.
Um recomeço não acontece de uma vez. Portando de um passo dê cada vez. Recomeço é um processo que exige paciência e perseverança. Pequenas mudanças acumuladas ao longo do tempo resultam em grandes transformações. Deixe de lado a pressão para consertar tudo imediatamente e celebre cada progresso, por menor que seja. A perspectiva cristã nos encoraja a con¬ ar em Deus em cada etapa.
Salmo 37:23-24 nos lembra: “O Senhor afirma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada; ainda que tropece, não cairá, pois o Senhor o toma pela mão”.
Deus está presente em cada pequeno passo que damos. Ninguém recomeça sozinho; construa uma rede de apoio. A jornada é mais leve quando compartilhamos nossas lutas e vitórias com outros.
Procure por uma comunidade que o apoie e encoraje. Isso pode incluir amigos, familiares, uma igreja ou um grupo de suporte. Na psicologia, isso é chamado de suporte social, um dos fatores mais importantes para a resiliência emocional. Na fé cristã, somos chamados a viver em comunidade.
Gálatas 6:2 diz: “Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo”. Permita que outras pessoas caminhem ao seu lado enquanto você recomeça. Por ¬ m, lembre-se de que o verdadeiro recomeço não depende apenas de nossos esforços, mas da graça de Deus.
Confie na Graça de Deus. Ele é o Deus de novos começos, que transforma o que está quebrado em algo belo. Mesmo quando falhamos, Sua graça está disponível para nos levantar e nos dar uma nova chance. Como diz em Lamentações 3:22-23: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; elas se renovam a cada manhã. Grande é a sua fidelidade!”.
Em suma, recomeçar é uma oportunidade de renovação, um chamado à transformação e um ato de esperança. É uma jornada que exige honestidade, coragem e fé. Ao dar os passos para que o recomeço seja uma realidade, lembre-se de que você não está sozinho. Deus caminha ao seu lado, fortalecendo-o e guiando-o para um futuro de esperança e propósito.
“Eis que estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo.” (Isaías 43:19)
Até a próxima semana.
Eliana Pereira Ignacio é Psicóloga, formada pela PUC – Pontifícia Universidade Católica – com ênfase em Intervenções Psicossociais e Psicoterapêuticas no Campo da Saúde e na Área Jurídica; especializada em Dependência Química pela UNIFESP Escola Paulista de Medicina em São Paulo Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas, entre outras qualificações. Mora em Massachusetts e dá aula na Dardah University. Para interagir com Eliana envie um e-mail para epignacio_vo@hotmail.com ou info@jsnews.com