JSNEWS – A prefeitura da cidade de Boston anunciou nessa terça-feira, 22, uma nova abordagem para desocupar os acampamentos improvisados que se propagam pela cidade. Nesses acampamentos ou “Cracolândia” o consumo de drogas e a violência é uma constante preocupação das autoridades sanitárias locais e também dos moradores e comerciantes próximos a dessas areas.
Dessa vez o foco das ações da prefeitura da cidade estão voltados para um acampamento com estruturas improvisadas na Atkinson St, em South End. De acordo com a administração local, a prefeitura esta trabalhando em conjunto com a policia e assistentes sociais na codificação de uma lei que possa amparar as ações da policia an remoção dessas estruturas improvisadas.
O objetivo é remover a cracolândia desse lugar até novembro deste ano.
A Diretora Executiva da Comissão de Saúde Pública de Boston, Dra. Bisola Ojikutu, disse que a cidade está empenhada em abrir uma área “aberta e segura” onde poderão ser ofertados cuidados por agente sociais e de saúde. E esse novo local seria na 725-727 Massachusetts Avenue, perto da Albany Street, em South End, esse espaço, de acordo com a Dra.Ojikutu, “Seria para as pessoas desalojadas cracolândia de South End, aqueles que se encontram em estado crônico e que se recusam a permanecer em abrigos compartilhado”.
“Tudo o que estamos tentando fazer é encontrar um lugar seguro para um pequeno grupo de pessoas existir e dormir temporariamente enquanto trazemos alguma ordem para aquela rua”, disse.
De acordo com as autoridades policiais, tendo como base o relato de moradores, o local é frequentado por mais de uma centena de pessoas que procuram aquele local por diversos motivos, no entanto, o Dr. Ojikutu estima que apenas 30 pessoas ficam permanecem rotineiramente nesse local durante a noite e garantiu que as pessoas não teriam permissão para usar drogas no centro de acolhimento proposto para a Massachusetts Ave e que o objetivo é manter a segurança do local.
“As pessoas não terão permissão para ficar do lado de fora. Também teremos maior iluminação, aumento de câmeras e o detector de metais para entrar no prédio”, disse.
Entretanto a ação para mover o acampamento da rua Atkinson não agradou os residentes locais e líderes comunitários que pedem que a area planejada pela prefeitura seja levada para outro local e não acomodados numa região próxima do mesmo bairro.
O recém-eleito Representante Estadual John Moran (Dem.), que vive no South End, compartilhou suas intenções de fazer o que for preciso para impedir que a prefeitura implante esse novo abrigo.
“Isso é ridículo”, disse o democrata que representa o 9o distrito de Suffolk. “Estamos criando um quarto abrigo no South End!”.
O endereço da Mass Ave fica a menos de 1,6 km da Atkinson Street, dessa vez bem mais perto das areas residenciais do bairro onde os moradores estão preocupados com qualidade de vida.
Ali próximo, na intercessão da Melnea Cass Boulevard e da Massachusetts Avenue, as autoridades policiais de Boston disseram que as chamadas para policiais na área de Mass e Cass aumentaram consideravelmente nesse ano. Assaltos, ataques a veículos, agressões e os casos de violência contra trabalhadores do setor publico se tornaram rotina nessa região.