Da Redação – A presidente do México, Claudia Sheinbaum, falou em “diálogo e respeito”, ao parabenizar Donald Trump pelo retorno à Casa Branca, na segunda-feira (20).
Em uma publicação nas redes sociais, a líder mexicana afirmou que “a cooperação sempre será símbolo” da relação entre os dois países.
Claudia, no entanto, não comentou o discurso de Trump, que declarou emergência na fronteira sul dos EUA, o que permite que militares sejam enviados à região. O objetivo é barrar a entrada de imigrantes ilegais.
“Todas as entradas ilegais serão encerradas imediatamente e vamos dar início ao processo de devolver imigrantes ilegais ao lugar de onde eles vieram. Vamos ter uma política para que eles permaneçam no México. Enviarei tropas para a fronteira do Sul para dar um fim às invasões criminosas no nosso país”, discursou Trump após a posse.
O republicano também destacou que, além do envio de tropas, os Estados Unidos vão considerar cartéis como organizações terroristas.
“Em nome do Governo do México, felicito Donald Trump pela sua tomada de posse como 47º presidente dos Estados Unidos da América. Como vizinhos e parceiros de negócios, o diálogo, o respeito e a cooperação serão sempre o símbolo do nosso relacionamento”, diz a publicação da presidente do México Claudia Sheinbaum.
A nombre del Gobierno de México felicito a Donald Trump @POTUS por su toma de posesión como presidente número 47 de los Estados Unidos de América. Como vecinos y socios comerciales, el diálogo, el respeto y la cooperación siempre serán el símbolo de nuestra relación.
— Claudia Sheinbaum Pardo (@Claudiashein) January 20, 2025