Da Redação – Uma curiosa e potencialmente perigosa novidade tecnológica já está à venda nos Estados Unidos: o Thermonator, um cão-robô equipado com um lança-chamas desenvolvido pela empresa Throwflame, de Ohio. A máquina custa US$ 9.420, ou cerca de R$ 48 mil, e, de acordo com o fabricante, promete revolucionar as tarefas de “controle e prevenção de incêndios florestais”.
A empresa afirma que outras aplicações incluem “controle agrícola”, “conservação ecológica”, “remoção de neve e gelo” e até “entretenimento e efeitos especiais”. Ele apresenta alcance de até 9 metros com suas chamas e é alimentado por gasolina ou napalm.
O Thermonator é controlado remotamente, possui bateria com uma hora de duração e diversos recursos integrados. Incluem-se nele um sensor Lidar para mapeamento e desvio de obstáculos, sistema laser para mirar com precisão, e até mesmo câmera para navegação.
Vale lembrar que estes equipamentos não são regulamentados em grande parte do território norte-americano, onde a venda é legalizada.
Áreas proibidas para lança-chamas nos EUA
Os lança-chamas são legais em todos os estados americanos, exceto em Maryland onde é considerado um dispositivo destrutivo “capaz de causar ferimentos a pessoas ou danos à propriedade”.
Na Califórnia a posse de um lança-chamas projetado alcançar 10 pés, cerca de 3 metro, ou mais exige permissão da autoridade estatal de incêndio.
O Escritório de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF) disse anteriormente que não há “regulações” relacionados à compra e posse de um lança-chamas.
Antes de comprar seu lança chamas, mesmo que em forma de cãozinho, é aconselhável investigar quais são os regulamentos do seu estado sobre lança-chamas ou qualquer outro dispositivo que tenha uma função semelhante.