Da Redação – Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, afirmou que o julgamento criminal contra ele foi “fraudado”. A fala aconteceu do lado de fora do tribunal de Manhattan, em Nova York, pouco antes da deliberação.
Com isso, a corte julga o empresário por supostamente falsificar registros comerciais relacionados a um pagamento pelo silencio de uma atriz de filmes pornográficos que teria corrido pouco antes das eleições presidenciais de 2016.
Trump também criticou o juiz Juan Merchan e o chamou de conflituoso e corrupto. “Madre Teresa não conseguiria vencer essas acusações. Estas acusações são fraudadas”, disse.
Dessa forma, o republicano também classificou o julgamento como uma “situação muito vergonhosa” e reclamou que não conseguiu de dedicar campanha eleitoral contra o democrata Biden e vê no julgamento motivações politicas.
Trump disse que não pode falar sobre o julgamento e defender-se publicamente por causa da ordem de silêncio emitida pelo Juiz Juan Merchan. “Mas isso será falado nos livros de história”, acrescentou Trump.
Ruan Merchan fez doações financeiras ao Partido Democrata durante a campanha presidencial dos Estados Unidos em 2020 quando Joe Biden derrotou o republicano Donald Trump. Também doações para o Progressive Turnout Project e para o Stop Republicans, duas coalizões nacionais comprometidas com o avanço de políticas progressistas. O termo progressista nos Estados Unidos é usado para se referir às pessoas que têm ideias contrarias aos valores conservadores e tradicionais, como liberdade do mercado aos limites do poder do Estado e a liberdade de opinião.