Por : José Soares Leite – A palavra Mestre (Rabi) nas Escrituras tem o significado de qualidade superior a do professor (Rab), na arte de ensinar (Jo 4.31). Jesus recebeu tratamento várias vezes no seu ministério terreno (Jo 1.e38, 49; 3.2,26). Jesus foi o Mestre perfeito, o Doutor incomparável na causa do ensino (Mt 4.23- 25), por isso foi chamado de Raboni (Jo 20.16).
Existia uma enorme diferença entre os ensinamentos de Jesus com a dos Doutores da Lei e de todos os filósofos da antiguidade, porque Ele ensinava com autoridade peculiar (Mt 7.28-29). Por isso que os judeus e os gregos admiravam mais sua doutrina (Lc 4.32; Jo 12.20-21), porque Jesus era reconhecido como o incomparável Rabi da Galileia (Jo.3.2).
O Mestre Jesus, antes de ser elevado aos céus, determinou de modo solene aos seus discípulos que eles deveriam ensinar (Mt 28.19-20). Isto aconteceu logo após o dia de Pentecostes, sendo os integrantes do Colégio Apostólico, os primeiros Mestres a efetuarem o conjunto de ensinos, nos primórdios da Igreja Cristã, conhecidos como a Doutrina dos Apóstolos (At 2.42). Assim, todos os dias, no templo e nas casas não cessavam de ensinar (At 5.42).
Na condição de Igreja do Senhor, havia a necessidade do ensino da Palavra de Deus. Foi quando os Apóstolos, com sabedoria, graça e unção se separam exclusivamente para se dedicarem ao ministério do ensino (At 6.4; Rm 12.7).
Ninguém se torna um Mestre do ensino se não lhe for dado por Deus o Dom desse ministério (Ef 4.11). Além disso, é exigido dele grande conhecimento das Escrituras, por um curso teológico de boa qualidade. Isto é necessário para que lhe dê uma visão ampla do estudo sistemático da Palavra de Deus, través da Teologia Sistemática e suas divisões da Hermenêutica e Homilética. Aos que Deus dotou o ministério do ensino da Palavra, ainda são requeridos deles as qualidades de humildade, modéstia e sabedoria.
O Mestre que tem a responsável em transmitir ensino sagrado das sãs doutrinas bíblicas que estão contidas na narrativa bíblica e são elas que conduz o crente no caminho da verdade. O que é uma doutrina bíblica. E um princípio ou ensino sistematizado. No entanto, nenhuma doutrina bíblica aparece de forma sistemática na Bíblia Sagrada, ou seja, organizada, esboçada em um só lugar dela.
É somente pelo dom ministerial de Mestre que Deus capacita o Mestre para o trabalho do ensino bíblico. Por isto o ministério do Mestre tem sua dependência total do Espírito Santo. A Bíblia é acima de tudo um livro de doutrinas, que precisam ser estudadas e compreendidas e expostas sob a unção do Espírito Santo.
Por isso, o Mestre deve ter todos esses cuidados, porque é pelo ensino da sã doutrina (Tt 1.9) que o homem pode alcançar a vida eterna (Tt 2.10-11). E, ai dos que ensinarem falsamente, porque dele será requerido juízo divino se negligenciar (Tg 3.1).
José Soares é pastor e Bacharel em Teologia, professor de ensino sistemático de estudos Bíblicos como Professor de Escola Dominical e Faculdade de ensino Teológico em Boston