Por : José Soares Leite – A vontade de Deus é que nenhuma alma se perca, mas é, também, que seus servos realizem as ordenanças de Cristo (Mc 16.15 e Mt 28.19), bem como às boas obras para o Reino de Deus (Hebreus 10.24). De fato, não há obra melhor, nem ato maior de amor do que levar uma pessoa ao conhecimento de Jesus Cristo. Por essa razão, devemos nos empenhar no Evangelismo Pessoal, como veremos a seguir:
A EVANGELIZAÇÃO Literalmente, evangelizar é “Anunciar as Boas-Novas”, levando a Mensagem do Evangelho de Salvação à todas as pessoas. Isto é dar o conhecimento do Plano de Deus para salvação dos pecadores (Jo 3.16). Embora o Evangelho verdadeiro seja único, existem diferentes formas de propagá-lo, como veremos: – O evangelismo de massas é um meio muito proveitoso por atingir a muitas pessoas de uma só vez. Porém, tem um custo muito alto e não se pode fazer todo dia. – A panfletagem – (distribuicão de folhetos) é um método que contribui, mas não leva a pessoa a ouvir a pregação, pois a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus. Já foi um método muito eficiente, mas atualmente não tem sido muito utilizado pelas igrejas.
É preciso se usar alguma forma mais eficaz para que essa literatura não venha a ser jogada no lixo sem que tenha sido lida. – A pregação pública em todo lugar – Está sempre foi e será, a principal e insubstituível tarefa da igreja, de pregar o Evangelho a toda criatura; seja tanto local (Mc 16.15) ou seja, até confins da terra (Mt 28.19; At 1.8).
O QUE É PRECISO PARA EVANGELIZAR 1 – Ter uma experiência pessoal e real com Cristo – 2 Cor. 4.13). 2 – Ter uma vida correta e de santificação. – Atos 24.16; e Fil. 2.15 e 4.5. 3 – Ter Amor pelas almas. – Rom. 9.1-3; 10.13-14; e 11.13-14. 4 – Vencer a própria timidez – Rom. 1.16 e 2 Tim. 1.7-8. 5 – Conhecimento bíblico. – 2 Tim. 2.15 e I Ped. 4.11a. 6 – Ter ousadia – Atos 17.22- 34 (isso pode ser alcançado com oração e praticidade – Efe. 6.19). 7 – Ter estratégia para fazer a abordagem no contato com as pessoas para falar de Jesus A ORDENAÇA DO “ÍDE” PARA EVANGELIZAR – É comum se ouvir certas desculpas de muitos crentes para não fazer a obra da evangelização, como sejam: Sou muito novo. Não estou preparado ainda, sou tímido não sei falar, eu não sou capacitado para isso.
É melhor deixar para quem sabe fazer, trabalho muito e estou muito cansado! Já estou velho para isso. -Sou muito novo. Ainda não estou preparado ainda. Será que isto justifica, ou melhor é obedecer ao Senhor.
O crente não pode negligenciar em realizar essa sublime tarefa, ordenada pelo próprio Senhor Jesus Cristo, nos evangelhos de Marco a e Mateus (citados acima). Outra razão, é porque amamos a Jesus e ensejamos por sua vinda (Mat. 24.14). E porque temos uma mordomia para dar contas (Luc. 19.11-26).
Pela compaixão que devemos ter pelas almas, porque o pecador sem Cristo está definitivamente condenado a perdição eterna (Mat. 18.11-14.5). Não podemos usar de desculpas infundadas para deixar de fazer a obra da evangelização ( Mt 8.21-22).
José Soares é Pastor e Bacharel em Teologia, professor de ensino sistemático de estudos Bíblicos como Professor de Escola Dominical e Faculdade de ensino Teológico em Boston.