Por : José Soares Leite – Por mais que pessoas de um modo geral, especialmente em nossos dias procurem de alguma forma negar a existência dos demônios, a Bíblia nos afirma que eles são reais. Embora invisíveis, eles estão atuando em todo mundo causando sofrimentos e desgraças na vida daqueles que estão fora da proteção do Sangue de Jesus.
A maldade de Satanás vem fazendo vítimas desde a queda do homem ao dar ouvido para seus argumentos que o induziram a desobediência (Gn 3.1-24). Mas não ficaram debaixo do seu domínio apenas Adão e Eva pelo pecado que cometeram, mas também toda a humanidade. “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3.23). Por causa dessa legalidade que foi dada a Satanás, ele vem através dos séculos, causando todo tipo de mal a humanidade.
Mas Deus enviou o seu Filho Jesus Cristo, para resgatar o homem e libertá-lo das algemas do diabo e das ações dos seus demônios que são os anjos caídos. Jesus em sua missão terrena, expulsou demônios, curou pessoas que estavam enfermas por opressão do maligno, deu vista aos cegos, ordenou que paralíticos andassem, ressuscitou mortos e mostrou seu poder sobre a natureza numa demonstração de poder e autoridade sobre Satanás e seus demônios.
Em Lucas (4.41) está escrito: “Também de muitos saíam demônios clamando: Tu és o Cristo, o Filho de Deus. E Ele, repreendendo-os, não os deixava falar porque sabiam que Ele era Cristo.” Para que os seus discípulos dessem continuidade a sua missão, Jesus, ao enviar o primeiro grupo deles para fazer a obra de evangelização, deu-lhes poder sobre os demônios, porque sabia o que eles iriam enfrentar na caminhada. “Tendo convocados 12 discípulos, Jesus deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curarem enfermidades” (Lc 9.1). Os crentes não podem subestimar Satanás com seus ardis, mas também não podem jamais ter medo dos seus ataques e astutas ciladas, porque tanto o chefe como seus súditos já foram vencidos na cruz do Calvário (Jo 16.11; Cl 2.15).
O Reino de Deus chegou à terra com poder e esse poder está com a Igreja do Senhor, à disposição de todos aqueles que creem como diz as Escrituras em Marcos (16.17,18):
“E estes sinais seguirão aos que creem: Em meu nome expulsarão demônios, falaram novas línguas, pegaram serpentes, e se beberem alguma coisa mortífera não lhes fará dano algum; imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.” Jesus prometeu sua autoridade, poder e sua presença para lutarmos contra o reino de Satanás (Mt 28.18-20).
O José Soares é Bacharel em Teologia, professor de ensino sistemático de estudos Bíblicos como Professor de Escola Dominical e Faculdade de ensino Teológico em Boston