Por : Pr José Soares Leite – Está escrito no livro de Provérbios 7.4, assim: “Dize a Sabedoria: Tu és minha irmã e a prudência a chama de tua parenta”.
Podemos dizer que a livro de Provérbios é a obra da sabedoria divina, para ser praticada pelo povo de Deus da Antiga Aliança. Provérbios é um livro tão importante para os dias de hoje, para quem o ler frequentemente; porque faz com que a pessoa se torne mais sábia.
Isto porque, para quem ler um capítulo inteiro de Provérbios periodicamente, é um convite para passar uma semana inteira refletindo sobre a sabedoria da Palavra de Deus que aprendeu; porque foi escrito e direcionada pelo Espírito Santo, para que o homem viva bem.
Assim sendo, a pessoa que tem essa prática devocional da leitura da Bíblia, aqui no caso, Provérbios, passa a viver nos ensinamentos da verdade da Palavra de Deus, que por certo, nos momentos mais críticos da sua vida, possa desfrutar da sabedoria divina em seu proveito próprios e em benefícios dos outros.
Além disso, no momento de crise não adianta pensar em fazer grandes e novas experiências através da nossa própria capacidade para nos livrarmos dela. O mais inteligente é olhar para trás e aprender com os testemunhos dos homens de Deus do passado, que buscaram a sabedoria divina.
Assim, possamos nós, também, resolvermos nossos problemas que estivermos enfrentando, e uma vez, de forma sábia e prudente, como convém aos santos. O livro de Provérbios está nesse contexto, ele nos ensina um conselho que pode e deve ser aplicado ao longo da vida, seja em qualquer época ou em qualquer circunstância: “O temor do Senhor é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução” (Pv 1.7).
Ora, quem despreza a sabedoria ou a bom conselho ou a boa instrução, a Bíblia o chama de louco. Sim, é louco porque age como uma pessoa insensata, movida pelos seus próprios impulsos sentimentais ou estribada em sua própria sabedoria terrena. Não, a Sabedoria que vem do alto, não é conhecimento adquirido por vários meios, é possível alguém ser profundamente culta e ser completamente tola, displicente e imatura.
No entanto, é possível uma pessoa analfabeta ser essencialmente sábia. Porque a sabedoria não é algo teórica, mas uma virtude que se prática da vida diária. Nesses dias difíceis precisarmos mais da sabedoria divina.
A epístola de Tiago nos convida a pedir ao Senhor: “E, Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a à Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada” (Tg 1.5). Tiago ainda nos lembra que essa sabedoria se demonstra nas seguintes maneiras: bom tratamento, boas atitudes, bons frutos, com mansidão, pureza, moderação, sentimentos de misericórdia, imparcialidade e transparência.
Peçamos a Deus que nos preencha com a Sabedoria do alto, neste tempo do fim, em que o mundo todo se encontra em crise, onde prevalece a iniquidade e a falta de amor.
O Pr José Soares Leite é Bacharel em Teologia, professor de ensino sistemático de estudos Bíblicos como Professor de Escola Dominical e Faculdade de ensino Teológico em Boston.