Da Redação – A Secretaria do Interior do México, Rosa Icela Rodríguez, anunciou neste sábado, 21, que serão construídos 25 campos de acolhimento na região fronteiriça com os Estados Unidos para abrigar uma possível onda de imigrantes mexicanos deportados pelas autoridades norte-americanas.
Segundo a agência Europa Press o plano prevê 25 instalações com capacidade para até 2500 pessoas, e faz parte da iniciativa da Presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, para proteger os emigrantes.
O planejamento divulgado pela Secretaria do Interior do México foi elaborado com em conjunto com os vários governadores dos estado dos estados da fronteira Norte do México: o governador de Nuevo León, Samuel García; Marina del Pilar Ávila, da Baixa Califórnia; Alfonso Durazo, de Sonora; Américo Villarreal, de Tamaulipas, e Manolo Jiménez, de Coahuila, e tem como objetivo garantir que a “prioridade é o tratamento humano e o bem-estar dos migrantes que passam pelo nosso país”, disse Icela Rodríguez destacando que “o plano tem por objetivo dar seguimento ao trabalho coordenado em questões migratórias. “Juntamente com os meus colegas governadores das fronteiras, estamos a dar prioridade ao tratamento humano e ao bem-estar dos migrantes que passam pelo nosso país”.
Donald Trump tem dito que fará deportações em grande escala, um dos principais pontos da sua vitoriosa campanha.
Estima-se que entre 11 e 15 milhões de imigrantes vivam nos EUA sem documentação, muitos desses imigrantes são essenciais para alguns setores da economia americana como a agricultura, construção civil, restaurantes e hotéis, onde formam a maior parte da força de trabalho.