Da Redação – A quinta lista de estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza foi divulgada nesta terça-feira (7) pela Embaixada do Brasil na Palestina. Mais uma vez, os brasileiros não foram contemplados e devem permanecer na zona de conflito entre Israel e o Hamas.
Atualmente, 34 brasileiros estão na Faixa de Gaza aguardando liberação para cruzar a fronteira com o Egito pela cidade de Rafah.
Nesta terça, os cidadãos dos seguintes países receberam autorização para sair do território palestino: Alemanha (159 pessoas), Canadá (80 pessoas), França (61 pessoas), Filipinas (46 pessoas), Moldávia (51 pessoas), Reino Unido (2 pessoas), Romênia (104 pessoas) e Ucrânia (102).
Até o momento, mais de 2,8 mil pessoas foram autorizadas a deixar a Faixa de Gaza por Rafah. Na sexta-feira (3), o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, afirmou que o chanceler israelense, Eli Cohen, havia garantido que os brasileiros sairiam da Faixa de Gaza até esta quarta-feira (8). Agora, segundo diplomatas brasileiros, não há prazo para que isso ocorra.