Da Redação – Ao se manifestar pela primeira vez sobre o processo eleitoral na Venezuela, o presidente Lula amenizou as criticas sobre uma possível fraude nas eleições, afirmou que o processo é normal e disse que é preciso que as autoridades locais apresentem as atas de votação. A declaração foi dada em entrevista exclusiva na manhã desta terça-feira (30) no Palácio da Alvorada à TV Centro América, afiliada da TV Globo em Mato Grosso.
Ao ser questionado, o petista disse que esta convencido que o processo é normal:
“Como vai resolver essa briga? Tem que apresentar a ata. Se a ata tiver dúvida, a oposição entra com recurso e vai esperar na justiça um processo. E aí teremos uma decisão. Estou convencido que é um processo normal, tranquilo. As pessoas que não concordam têm o direito de se expressar e o governo tem o direito de provar que está certo”, diz.
Lula também minimizou a nota do PT reconhecendo a vitória de Nicolás Maduro. Segundo o petista, a imprensa brasileira esta tratando o caso como a Terceira Guerra Mundial, mas não há nada de anormal:
“A nota do Partido Trabalhador reconhece o povo venezuelano pelas eleições pacíficas e, ao mesmo tempo, reconhece que o Colégio Eleitoral, o Tribunal Eleitoral, já reconheceu o Maduro como vitorioso, mas a oposição ainda não. Então, tem um processo, mas não tem nada de grave, não tem nada assustador. Eu vejo a imprensa brasileira tratando como se fosse a Terceira Guerra Mundial. Não tem nada de anormal. Teve uma eleição, teve uma pessoa que disse que teve 51%, teve outra pessoa que disse que teve 40 e pouco por cento. Um concorda, outro não. Entra na justiça, a justiça faz”, explica.
Apesar de ter minimizado a nota, integrantes do governo – e do próprio PT – entraram em divergência sobre a divulgação do conteúdo.
Na avaliação de interlocutores do governo, a divulgação da nota não é boa, porque pode dar munição para o ataque de bolsonaristas.
Eles afirmam ainda que o reconhecimento foi feito com muita pressa, especialmente por causa da ultima eleição do Brasil – quando o ex-presidente Jair Bolsonaro falava de fraudes nas urnas. Um interlocutor chegou a dize que a nota significa o PT fazendo “petice”.