Da Redação – Com o sistema de abrigos do estado de se aproximando da capacidade máxima, a governadora Maura Healey (Dem.) está sugerindo que os imigrantes recém chegados considerem se estabelecer em um outro lugar que não seja Massachusetts logo depois de cruzarem a fronteira dos Estados Unidos com o Mexico.
De acordo com a governadora entre 40 a 50 famílias estão chegando ao estado todos os dias demandando do poder público assistência estatal e moradias, o afluxo de pessoas para Massachusetts, muitas sem presença legal nos Estados Unidos, sobrecarregou o sistema de abrigos do estado que esta perto de seu limite que é de 7.500 famílias.
“Estamos próximos de atingir a capacidade maxima em termos do espaço físico em que podemos abrigar pessoas, o número de prestadores de serviços estão saturados e os fundos para pagar por esses serviços esta no fim”, disse Maura Healey a rede WCVB nesse domingo, 05.
Maura Healey não disse o que pode acontecer com uma família que, eventualmente, procure abrigo do sistema público do estado quando essa capacidade for atingida, embora ela tenha dito que esperava que não chegasse mais a pessoas ao estado e sugeriu que existem outras opções de destino disponíveis para estes imigrantes recém chegados aos Estados Unidos.
“Existem muitos lugares no país onde as pessoas podem ir quando cruzam a fronteira [dos Estados Unidos]”, disse ela, sem dar mais detalhes.
De acordo com recentes informações fornecidas pelo Escritório Executivo de Habitação e Comunidades do estado, havia 7.423 famílias vivendo em abrigos estatais nessa quinta-feira,02, e outras 3.717 estavam alojadas em hotéis e motéis locais.
Se os números de imigrantes continuar chegando nesse ritmo à Massachusetts em busca de abrigo o estado não poderá acolhe-los a partir dessa semana e de acordo com as regras implementadas pela governadora do estado, as famílias recém chegadas serão colocadas em uma lista de espera.
O problema da imigração é nacional e está sendo gerenciada pela administração Biden.