JSNEWS – Nesta quinta-feira, o juiz do condado de Hennepin, Peter Cahill, atendeu ao pedido dos promotores para acrescentar uma acusação de homicídio em terceiro grau contra o ex-policial de Minneapolis, Derek Chauvin, acusado pela morte de George Floyd, oferecendo aos jurados uma opção adicional de condenação.
Cahill já havia rejeitado a acusação em terceiro grau alegando “como não justificada” pelas circunstâncias da morte de Floyd, mas uma decisão do tribunal de apelação em um caso não relacionado estabeleceu novos fundamentos.
Chauvin já responde acusações de homicídio culposo. Especialistas jurídicos dizem que a cobrança adicional ajuda os promotores ao dar aos jurados outra opção para declarar Chauvin culpado de assassinato.
A disputa sobre a acusação de homicídio de terceiro grau girava em torno do texto da lei que faz referência a um ato “eminentemente perigo para outros“.
Floyd foi morto em 25 de maio depois que o ex-policial, pressionou o joelho contra o pescoço dele por cerca de nove minutos. A morte de Floyd gerou protestos às vezes violentos em todo o pais.
Chauvin e três outros oficiais foram demitidos. Os outros policiais que estavam no local e não intervieram para salvar Floyd começarão a serem julgados em agosto sob acusações de cumplicidade.