JSNEWS – A administração do presidente Donald Trump está pressionando os agentes do U.S. Immigration and Customs Enforcement – ICE a aumentar o número de prisões de imigrantes que estão ilegalmente nos Estados Unidos, e para isso, teria estabelecido uma cota diária que varia entre 1.200 a 1.500 detenções, a informação foi divulgada em uma reportagem no domingo, 26, e atualizada na segunda-feira, 27, pelo jornal americano Washington Post que citou 4 fontes ligadas ao ICE em condição de anonimato.
Já a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que “essa história de cotas para detenção é falsa”, mas não deu mais detalhes.
No último domingo, o Washington Post revelou que o governo poderia responsabilizar agentes do ICE que não cumprissem a meta de prisões diárias. A medida teria sido adotada após Trump demonstrar insatisfação com os primeiros números de detenções sob sua administração. Segundo a reportagem, funcionários da agência alertaram que a imposição de cotas pelo governo poderia levar os agentes a deter imigrantes sem envolvimento com crimes e que os agente já tem uma longa lista de suspeitos de crimes e que os agentes poderiam continuar a operação concentrada nessas possíveis “ameaças à segurança pública e à segurança nacional” .
Na semana passada, o secretário interino do DHS, Benjamine Huffman rescindiu uma diretiva que havia impedido o ICE de realizar operações em locais sensíveis, como igrejas, escolas e consultórios médicos. Huffman disse que a reversão garante que criminosos, incluindo assassinos e estupradores, não possam mais usar essas áreas para se esconder das forças de segurança. O diretor do ICE, Tom Homan, também defendeu essa decisão porque muitos membros de gangues como a MS-13, geralmente têm cerca de 14 anos de idade e que os agentes do ICE são bem treinados e devem ter o poder de eliminar essas ameaças à segurança pública e à segurança nacional em qualquer ambiente.

Em uma aparição no programa “This Week”, da ABC, Homan disse que o número de prisões relacionadas à imigração ilegal iria “aumentar constantemente” enquanto continuar o plano de contenção da imigração ilegal sob a administração Trump. Sobre as cidades-santuário, disse Homan que o ICE não trabalha com autoridades locais e isso significa que, em vez de poderem deter com segurança os criminosos que estão sob custódia da policia, eles são postos em liberdade levando os agentes do ICE a conduzirem operações nas comunidades aumentando os riscos de detenção de imigrantes ilegais que não acusados de crimes.