Da Redação – Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos nesta quarta-feira, 6. O republicano já governou o país entre 2017 e 2021 e, agora, se prepara para assumir seu segundo mandato.
Durante a campanha, Trump apresentou propostas conservadoras e protecionistas para temas como imigração, economia, dois temas fundamentais que determinaram o tom da campanha entre Democratas e Republicanos, os eleitores votaram em maria nas propostas Republicana. Veja seguir:
- Imigração: ele promete retomar políticas migratórias da época em que era presidente. Afirma também que irá fazer a maior deportação em massa da história dos EUA.
- Economia: Trump foca seu plano econômico no corte de impostos e aumento de tarifas para produtos importados. Trump também diz ser contrário a incentivos para transição energética.
Basicamente, o presidente eleito prometeu retomar boa parte das políticas que adotou durante o seu primeiro mandato. Veja, a seguir, os detalhes dessas propostas do republicano em comparação de quando esteve na Casa Branca anteriormente.
Imigração
Em fevereiro deste ano, o Congresso dos EUA chegou a discutir uma proposta bipartidária sobre a fronteira. O projeto, no entanto, não avançou. Na ocasião, Trump pediu para que os republicanos votassem contra o texto alegando que o plano era insuficiente para conter a crise migratória que a administração Biden teria causado com sua politica de fronteiras abertas.
Na campanha, Trump promete retomar políticas migratórias da época em que era presidente, entre 2017 e 2021.
Para Donald Trump, a entrada de imigrantes ilegais com antecedentes criminais nos Estados Unidos contribui para o aumento da criminalidade, os democratas discordam e afirmam que não existem dados que comprovem isso.
No discurso da vitória, o presidente eleito disse que vai fechar as fronteiras e que apenas imigrantes legais poderão entrar e trabalhar nos Estados Unidos.
O que ele fez no primeiro mandato:
- Uma das principais bandeiras durante o primeiro mandato de Trump foi a construção de um muro entre os Estados Unidos e o México. À época, ele afirmou que faria o país vizinho pagar pela obra.
- Trump endureceu as regras para que trabalhadores estrangeiros entrassem nos Estados Unidos.
- Segundo a NBC News que é alinha ao partido que perdeu as eleições, as políticas de Trump fizeram com que muitas empresas e o setor rural perdessem a força de trabalho, que era estrangeira.
Economia
O republicano foca seu plano econômico no corte de impostos e aumento de tarifas para produtos importados. Trump também diz ser contrário a incentivos para transição energética. Confira :
- Imposto sobre importações: impor tarifas de 10% a 20% sobre todas as importações, além de tarifas de 60% ou mais sobre produtos vindos da China.
- Imposto corporativo: reduzir a alíquota de 21% para 15%, para incentivar a produção nacional.
- Corte de impostos: eliminar os impostos sobre horas extras e gorjetas (Tips) dos trabalhadores, além de ampliar um corte de impostos para todas as classes, incluindo os mais ricos, sem distinção.
- Indústria: apoiar a indústria de petróleo e gás para impulsionar a economia, além de acabar com o incentivo fiscal para a compra de veículos elétricos.
Analistas orçamentários dizem que os cortes de impostos prometidos por Trump podem gerar um déficit entre US$ 3,6 trilhões e US$ 6,6 trilhões ao longo de 10 anos, isso caso não haja contenção de gastos púbicos, algo impensável para os Democratas .
O que ele fez no primeiro mandato :
- Trump reduziu de 35% para 21% a alíquota de impostos para corporações para estimular o investimento e o consumo impulsionando o crescimento econômico dos Estados Unidos.
- O presidente também apostou na desregulamentação de alguns setores, como o de energia, em busca de um estímulo na atividade econômica baseada na lei da oferta.
- Durante o primeiro governo Trump, os Estados Unidos tiveram crescimento no emprego e no PIB. No entanto, a economia do país foi fortemente afetada pela pandemia de Covid-19.
- Trump impôs tarifas contra importações da China para valorizar bens produzidos nacionalmente.