Agência Globo – A recém nomeada secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Kristi Noem, anunciou nas redes sociais que participou de uma “operação de fiscalização” na cidade de Nova York na madrugada desta terça-feira.
A operação resultou na prisão de um imigrante ilegal acusado de sequestro, agressão e roubo. Noem, que comanda a agência federal responsável pelo sistema de imigração do país, escreveu que “meliantes como este continuarão a ser removidos das ruas”.
Ela também publicou um vídeo que mostra dois agentes fora de um prédio residencial em um local não divulgado. Ambos conduziram um homem algemado para um carro. Um porta-voz do escritório do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos – ICE em Nova York recusou-se a fornecer mais detalhes sobre a prisão.
Just now.
Enforcement operation in NYC. Criminal alien with kidnapping, assault & burglary charges is now in custody – thanks to @ICE.
Dirtbags like this will continue to be removed from our streets. pic.twitter.com/fRpJBdmqSl
— Secretary Kristi Noem (@Sec_Noem) January 28, 2025
Não está claro se o ICE tem conduzido outras prisões na cidade, mas um porta-voz de Noem afirmou que havia “múltiplas operações de fiscalização” em Nova York nesta terça-feira.
A legislação de Nova York permite que a cidade coopere com solicitações de retenção do ICE em casos de indivíduos que tenham sido condenados por crimes violentos ou graves, ou os identificados como possíveis correspondências no banco de dados de triagem de terrorismo.
A cidade não auxilia na transferência dessas pessoas para a custódia do ICE e não rastreia o status migratório das pessoas sob sua custódia.
Por isso mesmo, o departamento de polícia da cidade informou seus oficiais de que suas regras os impedem de participar de “ações de fiscalização de imigração realizadas pelo ICE” e que solicitações de autoridades federais de imigração devem passar por revisão legal antes de o departamento prestar qualquer assistência.
O prefeito de Nova York, o democrata Eric Adams, por sua vez, pediu que a cidade reforme suas políticas para permitir maior conformidade com as autoridades federais no caso de pessoas acusadas de crimes.