JSNEWS – A cinco meses das eleições presidenciais e em desvantagem nas pesquisas, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou a mais rígida ordem executiva sobre imigração das ultimas décadas.
Desde a zero hora de quarta-feira (hora local), a fronteira com o México passa a ser submetida a fechamentos temporários, assim que o número diário de imigrantes ilegais ultrapassar 2,5 mil. O líder democrata de 81 anos justificou a medida como uma forma de “garantir a segurança” da fronteira. A medida é vista como um aceno aos eleitores democratas mais conservadores.
Embora a ordem executiva seja alvo de criticas de ativistas favoráveis a politica de fronteiras abertas que estão alinhadas aos democratas, a governadora de Massachusetts Maura Healey (Dem.) disse à imprensa que apoia as medidas anunciadas por Biden. A declaração ocorreu logo após a anuncio da ordem executiva nessa terça-feira.
A governadora já havia declarado, em diversas ocasiões, da necessidade de reforçar o controle das fronteiras como medida fundamental para controlar o fluxo migratório para os Estados Unidos. A governadora também reconheceu a necessidade de uma ampla reforma das leis migratórias.
“Precisamos de ação na fronteira há muito tempo e ação sobre a reforma da imigração”, disse Healey.
Massachusetts, como todo estado americano, tem passado por dificuldades para oferecer cuidados aos imigrantes vindos da fronteira sul, o estado declarou “estado de emergência” devido a falta de vagas nos abrigos estaduais.
Quais são as principais medidas previstas pela ordem executiva firmada por Joe Biden
Barrados na fronteira
A nova ordem executiva vai impedir os migrantes que cruzarem a fronteira ilegalmente de buscar asilo, uma vez seja atingido o limite diário de 2.500 travessias.
Fechamento e reabertura da fronteira
O funcionamento da fronteira seguirá fluxo dinâmico e acompanhará a tendência das travessias ilegais. Quando o número de entradas ilegais chegar a 2.500, a fronteira será fechada. Quando esse número ficar abaixo de 1.500, ela poderá ser reaberta.
O destino dos migrantes
A menos que se encaixem em determinadas exceções, os migrantes ilegais serão devolvidos para o território mexicano ou retornarão para o seu país de origem. A deportação pode ocorrer em questão de dias ou horas.
As exceções
As crianças desacompanhadas, as vítimas de tráfico humano, os migrantes que enfrentarem emergência médica aguda ou aquelas que se encontrarem em perigo de ameaça extrema e iminente à vida são exceções e poderão requerer um agendamento de audiência para apresentar a solicitação de asilo por meio do aplicativo de celular CBP One.
O que disse Tump
Em vídeo publicado em sua própria rede social Truth Social, Donald Trump ironizou a ordem executiva de Biden. “Milhões de pessoas entraram no nosso país e agora, depois de quase quatro anos da sua liderança fraca e falha, da sua liderança patética, o corrupto Joe Biden pretende finalmente fazer algo em relação à fronteira”, afirmou. A equipe de campanha de Trump rejeitou a teoria de que a medida vai aprimorar a segurança na fronteira e fortaleceu a associação entre imigração ilegal e aumento dos crimes violentos nos EUA.
Aliado de Trump, o presidente da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, qualificou a iniciativa de Biden como “enfeite de vitrine”.