Da Redação – Moradores da Flórida Central, nos Estados Unidos, receberam na tarde desta segunda-feira (7), em seus celulares, alerta para vento forte e riscos nas próximas horas, com o avanço do furacão Milton, que atingiu categoria 5 ao longo do dia.
A prefeita de Tampa, Jane Castor, fez um alerta aos moradores que optarem por ficar em zonas de evacuação enquanto o furacão Milton avança em direção à costa oeste do estado. “Posso dizer sem qualquer drama: se vocês escolherem ficar em uma dessas áreas de evacuação, vocês vão morrer”, disse Castor a CNN, nesta segunda-feira (7).
O Condado de Hillsborough, onde Tampa está localizada, emitiu ordens de evacuação obrigatória para aqueles nas Zonas A e B, bem como para aqueles que vivem em casas móveis.
A previsão é que a tormenta chegue à costa do Golfo da Flórida nesta quarta-feira (9). O olho do furacão pode chegar em qualquer lugar da costa da Flórida: de Cedar Key, ao norte, à Naples, ao sul, incluindo possivelmente as áreas de Tampa ou Ft. Myers.
Recentemente, o furacão Helene atingiu a costa do Golfo da Flórida como uma tempestade e chegou à região de pântanos como furacão de categoria 4.
As autoridades estão pedindo aos moradores — ainda em recuperação pelos danos — que se retirem ou se preparem para outra tempestade com risco de morte.
Segundo o governo da Flórida, há 11 milhões de pessoas na área de risco.