Por: José Soares Leite – É da vontade de Deus que todos os crentes sejam batizados com o Espírito Santo. Isto constava no calendário de Deus, massa promessa do Batismo com o Espírito Santo feita pelo Pai, no Antigo Testamento, só iria ocorrer na plenitude dos tempos (Gl 4.4), depois de consumado o plano da redenção do Homem, efetuado pelo sacrifício vicário de Jesus Cristo na cruz do calvário (Jo 19.30), logo após sua ressurreição ( At 1.4,8).
Cinquenta dias depois da ressurreição de Cristo, no dia de Pentecoste, o Espírito Santo desceu e todos os 120 discípulos que estavam aguardando no Cenáculo, conforme Jesus mandou, foram todos batizados com o Espírito Santo e com fogo (At 2.1-4).
O que é o batismo com o Espírito Santo? – É o revestimento do poder de Deus para que o crente para que se torne cheio do Espírito Santo, para realizar a obra de Deus (At 2.4; Ef 5.18). Pelo batismo a virtude do Espírito Santo é derramada sobre o crente (At 1.8). Porque é necessário o batismo com o Espírito Santo? – Porque é promessa do Pai (Jl 2.28), como Jesus e como Jesus determinou acontecer (Lc24.49; At 1.4).
Porque Jesus nos outorgou para nos qualificarmos e cumprir nossa missão (Jo 14.16-17), que Ele determinou para ir e realizarmos (Mt 28.19, Mc 16.15-17). Porque necessitamos dessa capacitação do Espírito para continuar a realizar a obra que Jesus iniciou (Jo 1.33; Mt 3.11).
Para que é o batismo com o Espírito Santo? Ele se destina a todos que se converterem a Jesus e para Os crentes antigos que ainda não receberam o batismo (Pv 1.23; Is 44.3). Para que é o batismo? Para sermos testemunha de Jesus pelo mundo afora (At 1.8) efetuarmos a grande comissão evangelizadora (Mt 28.19) e expandir o reino de Deus (At 8.5-9) onde Deus enviar, até os confins da terra (At 1.8).
Quando o crente deve realizar a obra, no momento em que ele foi batizado com o Espírito e rios de águas vivas jorrar de seu interior (Jo 7.38-39). Como podemos receber o batismo com o Espírito Santo. É só estar no lugar que Jesus determinou, o cenáculo, a igreja de Deus, onde Jesus está (At 1.13; 2.1), onde você pede, busca e bate e Deus responde e dá (Lc 11.9). Após receber o batismo, o crente está apto para receber os dons espirituais. Existem dois tipos de dons, os dons naturais que já vem com as pessoas desde o seu nascimento e os dons espirituais, que são o revestimento do poder de Deus para os crentes se tornarem úteis na obra de Deus (1Co 12.8-10).
O propósito é edificar os crentes, unir, fortalecer e preparar a igreja para executar a sua missão como agência do reino de Deus na terra. A igreja de Cristo tem uma missão a cumprir que é de proclamar o evangelho de salvação.
Diante desta tão sublime tarefa confiada aos crentes, ele passa a ter necessidade do poder divino, Os dons espirituais são um arsenal de Deus colocado a disposição do crente para o cumprimento eficaz de sua tarefa que ele tem que obedecer (Mt 28.19)
José Soares é Pastor, Bacharel em Teologia e professor de ensino sistemático de estudos Bíblicos como Professor de Escola Dominical e Faculdade de ensino Teológico em Boston