Da Redação – A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (29) operação policial com o objetivo de combater a promoção de migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos.
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da 1ª Vara da Justiça Federal de Governador Valadares, nesta cidade a Justiça também determinou o bloqueio de valores na ordem aproximada de R$ 2 milhões.
Os acusados vão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal, inclusive de criança ou adolescente, e associação criminosa, podendo, cumprir até 14 anos de reclusão.
Segundo as investigações, os suspeitos foram apontados como os responsáveis por promover a migração ilegal de brasileiros com a finalidade de obter vantagem econômica para os Estados Unidos da América pelo esquema conhecido como “cai-cai”, uma prática ilegal na qual famílias inteiras, as vezes constituídas ficticiamente, se entregam com o propósito de evitar ou dificultar o processo de deportação.
As leis americanas permitem que um imigrante que se entregue voluntariamente ao cruzar a fronteira possa responder a um processo de asilo nos EUA em liberdade condicional ou, em uma segunda hipótese, ficar detido no país à espera da conclusão do processo de deportação. Nos dois casos, existe a possibilidade de apelar para um juiz federal, alegando os motivos pelo qual a pessoa considera que merece o direito a permanecer nos país, mesmo tendo entrado de forma irregular.
Muitos brasileiros tem arriscado a vida atravessando o deserto, quase sempre sendo guiadas e enganadas por traficantes humanos, os “coyotes”, que chegam a cobrar mais de 30 mil dólares por este serviço.
Entretanto, justificar o pedido sendo brasileiro é mais complicado e frequentemente negado: uma vez que o país não está em guerra e tem a democracia reconhecida e referenciada pelo governo norte-americano.
Apurou-se que mais de 370 brasileiros, incluindo menores de idade, emigraram ilegalmente com o auxílio das ações dos investigados atravessando a fronteira mexicana. As vítimas foram expostas aos riscos do deserto e das ações dos criminosos que os conduziram até o solo estadunidense.