JSNews – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez seu discurso de despedida da Casa Branca cinco dias antes de deixar o poder, mas antes de sair ele deixou um aviso: “uma oligarquia está se formando no país”.
Segundo diversos analistas, os comentários de Biden pareciam estar direcionados a Donald Trump que o sucederá, bem como ao empresário Elon Musk.
Em sua fala, Joe Biden fez diversos avisos e manifestou preocupação com o futuro do país ao dizer que uma crescente “oligarquia esta tomando forma” e que, segundo ele, essa oligarquia vem ameaçar a democracia americana que ele defende.
“Hoje, uma oligarquia de extrema riqueza, poder e influência está tomando forma nos Estados Unidos e que literalmente ameaça a nossa democracia, nossos direitos e liberdades básicas e impede a oportunidade todos avançarem”, disse Biden.
Além disso, Biden fez duras críticas às plataformas de redes sociais, argumentando que elas não verificam os fatos de forma correta.
“As redes sociais estão desistindo da verificação de dados. A verdade é sufocada por mentiras contadas sobre poder e lucro”, disse Biden, aparentemente referindo-se ao fim do programa de verificação de fatos da Meta.
O presidente alertou sobre os perigos potenciais da inteligência artificial – IA, chamando-a de “a tecnologia mais importante do nosso tempo”.
“Nada oferece riscos mais profundos à nossa economia, à nossa segurança e à nossa sociedade”, disse ele sobre a IA.
O presidente prosseguiu seus lamentos dizendo que “sem regulações estatais a inteligência artificial poderia gerar novas ameaças aos nossos direitos, ao nosso modo de vida, à nossa privacidade, à forma como trabalhamos e como protegemos a nossa nação”.
“Os americanos estão sendo asfixiados sob uma avalanche de desinformação que permite o abuso de poder“, alertou o presidente. “A imprensa livre está desmoronando. A mídia social [Redes Sociais] está desistindo da verificação de fatos. A verdade está sendo sufocada por mentiras contadas por poder e lucro”.
“E enquanto isso a inteligência artificial é a tecnologia mais importante do nosso tempo, talvez de todos os tempos”, acrescentou.
Biden também disse que expandiu o papel fundamental da democracia nos Estados Unidos e que, segundo ele, a defesa da democracia foi o que o motivou no passado a concorrer à presidência novaemnte. Ele falou sobre o respeito pelas instituições que governam uma sociedade livre: a presidência, o Congresso, o judiciário e uma imprensa livre.