Da Redação – O empresário Elon Musk anunciou, nesta quinta-feira (9), uma doação da Starlink – sua empresa de internet via satélite – para colaborar com o trabalho dos socorristas junto às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
“Dada as terríveis enchentes no Rio Grande do Sul, a Starlink doará 1.000 terminais para as equipes de emergência e disponibilizará gratuitamente o uso de todos os terminais da região até que a região se recupere”, escreveu Musk em publicação no X (antigo Twitter), plataforma da qual também é dono.
“Espero o melhor para o povo do Brasil”, concluiu Musk.
A declaração de Musk foi publicada junto de um vídeo gravado pela supermodelo brasileira Gisele Bündchen, que pede ajuda a seu estado natal.
Given the terrible flooding in Rio Grande do Sul, @Starlink will donate 1000 terminals to emergency responders and make usage for all terminals in the region free until the region has recovered.
I hope the best for the people of Brazil. pic.twitter.com/NK6kjz7Iag
— Elon Musk (@elonmusk) May 9, 2024
“Meu estado natal, no Rio Grande do Sul, no Brasil, teve a pior tragédia de sua história. Fortes chuvas inundaram cidades inteiras. Na maior parte do estado, não é uma ou duas cidades, são mais de 350”, afirmou Gisele.
“As pessoas não estão apenas perdendo suas casas, seus empregos, estão perdendo tudo. E há muitos ainda a serem resgatados”, continuou. “Ninguém estava pronto para essa devastação. Cidades estão isoladas, estradas e pontos, destruídas.”
“As pessoas não têm eletricidade, [estão] sem água limpa para beber. E muitos foram separados de seus entes queridos. E o mais triste é que muitas vidas foram perdidas. É doloroso, é de partir o coração. Então, por favor, junte-se a mim na tentativa de ajudar. Faça doações e ajude da maneia que puder”, concluiu.
Internet de Elon Musk está funcionado no Rio Grande do Sul sem interrupções
Enquanto outras provedoras enfrentam interrupções de serviço devido às condições climáticas adversas, a Starlink continua a fornecer uma conexão estável e de alta velocidade, garantindo a comunicação eficaz entre os socorristas e as áreas atingidas.
Porém, é importante notar que, mesmo diante da evidente importância da Starlink neste momento crítico, alguns políticos de esquerda defenderam o corte do serviço no Brasil. Esta atitude foi uma reação ao posicionamento de Elon Musk em relação ao Ministro do STF Alexandre de Moraes.
Em face das adversidades causadas pelas chuvas, a capacidade da Starlink de manter uma conexão confiável destaca-se como um exemplo do papel vital que a tecnologia desempenha na resposta a desastres naturais e na preservação da segurança e bem-estar da população afetada.