JSNEWS – Faltando menos de duas semanas para o dia das eleições presidenciais americanas, o presidente Joe Biden (Dem.) pareceu desencadear uma controvérsia política nessa terça-feira, 22, durante um evento politico na capital de New Hampshire, Concord, ao pedir que seu antecessor e antagonista politico fosse preso “politicamente” sem dar mais detalhes de como seria essa prisão politica.
O presidente falava em um evento oficial que ocorreu na sede do Partido Democrata em New Hampshire onde destacava os esforços de sua administração para redução dos custos para tratamento da saúde e dos preços de medicamentos prescritos. Logo na sequencia, Biden disse que o candidato republicano ex-presidente Trump uma ameaça à democracia da nação.
“Nossa democracia está em jogo”, disse ele. “Pense nisso. Pense no que aconteceria se Donald Trump vencesse esta eleição. Eu sei que isso pareceria bizarro ha uns cinco anos atrás, mas temos que prende-lo.”
Logo depois, após uma pausa, o presidente acrescentou: “politicamente preso. Tranque-o. É isso que temos que fazer.”
Durante seu mandato na Casa Branca, Biden tentou manter distância do Departamento de Justiça e das múltiplas investigações acerca do ex-presidente, Biden insistiu repetidamente que sua administração não permitiu que motivações políticas influenciassem os direcionamentos das investigações sobre Trump.
E enquanto corre para reconquistar a Casa Branca, Trump acusou repetidamente, sem fornecer provas, que as investigações do Departamento de Justiça contra ele têm motivação política.
É de amplo conhecimento que tanto Biden como Kamala Harris, sua vice que disputa a sucessão presidencial contra Trump, alertaram repetidamente os eleitores contrários a sua candidatura representam uma ameaça à democracia sendo ela, apenas a garantidora das legitimas tradições americanas.
“Há apenas duas coisas que podemos fazer. Garanta que ele [Trump] não seja eleito, garanta a maioria democrata mais forte que podemos obter”, argumentou o presidente.
É consenso grande parte dos apoiadores da candidatura republicana de que a retorica democrata de que Trump deve ser impedido a todos custo de chegar a presidência, contribuiu para o encorajamento de duas tentativas fracassadas de assassinato contra aquele que se opõe a continuidade da atual administração por intermédio de Kamala Harris, vice de Biden.