JSNEWS – A imigração ilegal custou aos contribuintes americanos $150,7 bilhões de dólares ou 2,6% dos gastos federais do ano fiscal de 2023 estimados em $6,1 trilhões, a informação é do recém criado Departamento de Eficiência Governamental (Department of Government Efficiency – DOGE) chefiado por Elon Musk.
Se esses valores estiverem corretos essa impressionante soma, que foi destinada ao custeio dos processos de acolhimento e manutenção dos imigrantes ilegais que entraram nos Estados Unidos, equivale aos gastos de outras agências federais, como a manutenção dos programas de amparo a soldados veteranos de guerra que de acordo com o Tink Tank The Peter G. Peterson Foundation, informa que no mesmo ano fiscal a administração federal gastou $151 Bilhões de dólares.
O empreendedor Elon Musk foi nomeado pelo presidente eleito, Donald Trump para chefiar DOGE, que busca reduzir o desperdício e os gastos excessivos do governo federal.
A conta na rede social X criada para a agência, que tem data de término em 4 de julho de 2025, postou nas últimas semanas a quantia de dinheiro gasto em programas e iniciativas governamentais que Musk vê a possibilidade de redução.
Além da imigração ilegal, o DOGE também teve como alvo os Institutos Nacionais de Saúde (NIH), e a Califórnia Projeto Ferroviário de Alta Velocidade e subsídios para diversidade em países estrangeiros que são financiados pela Administração Federal.
A conta da DOGE no X criticou o atual Governo Federal por usar apenas 12% do espaço da sede de suas agências em Washington, DC uma vez que uma quantidade significativa de trabalhadores federais nunca voltou ao escritório dessas agencias após a pandemia de COVID-19 enquanto o Governo Federal ainda paga pelo aluguel desses imóveis que não são totalmente utilizada pelos funcionários que nunca apareceram para trabalhar .
In 2023 alone, illegal immigration cost taxpayers $150.7 billion. To put this in context with other costs (adjusted for inflation):
-World War I: $334 billion
-Apollo Space Program: $257 billion
-Manhattan Project: $30 billion
-Panama Canal: $15.2 billion
-Hoover Dam: $1…
— Department of Government Efficiency (@DOGE) December 3, 2024
A crise migratória custou ao longo de apenas um ano mais de $120 bilhões a mais do que o programa ultra-secreto da II Guerra Mundial para desenvolver as primeiras bombas atômicas. O Projeto Manhattan custou $30 bilhões de dólares quando ajustado pela inflação.
Musk não procuram necessariamente cortar todos os programas ou iniciativas que analisam ou atacam nas redes sociais. Mas apontam para gastos excessivos e desperdício em algumas áreas a dar transparecia aos gastos estatais dos EUA.
Entretanto, esses $150,7 bilhões que foram gastos na imigração ilegal em 2023 equivalem a cerca de 19% de todos os gastos com defesa dos EUA no mesmo ano.