Por: Alfredo Melo –
1 – Um fato inusitado aconteceu no último fim de semana, no Campeonato Argentino, o clube Deportivo Riestra, nono colocado no campeonato argentino, escalou contra o líder, Velez Sarsfield, o influencer Ivan Buhajeruk “Spreen”, com 18 milhões de seguidores nas redes sociais.
O influencer, para uma ação de marketing, foi inscrito, na AFA, tinha condições de jogo, começou a partida contra o Velez e foi substituído aos78 segundos de jogo, quando o juiz marcou uma falta. Spreen, nunca foi jogador de futebol. Jogadores, dirigentes e imprensa, condenaram a ação com veemência e alguns dizem que o futebol argentino se tornou motivo de chacota, perante o mundo. A partida terminou em 1×1. Spreen, postou em suas redes sociais, fotos de sua “atuação”.
2 – O ex-jogador argentino, Sebastian Veron, presidente do Estudiantes de La Plata, crítico feroz da AFA e um defensor atuante da implantação das SADs, no futebol argentino. Após o título do Flamengo, na Copa do Brasil, comparou a premiação milionária que o Flamengo recebeu pelo título, com as premiações do futebol argentino.
Segundo Veron, a premiação do Campeonato Argentino e da Copa da Argentina, não dá nem para cobrir os custos dos ônibus dos torcedores, mas os clubes pertencem aos sócios, ironizou.
O Flamengo recebeu de prêmio pela Copa do Brasil, 93 milhões de reais. O Estudiantes, campeão da Copa da Liga da Argentina, recebeu, 500 mil dólares (2,9 milhões de reais) além da AFA, ficar com 70% da renda da partida final. A premiação recebida pelo Flamengo é 32 vezes maior, do que a do Estudiantes.
Veron acredita que só com as SADs, equivalentes as nossas SAFs, o futebol argentino poderá enfrentar o futebol brasileiro. Veron disse que é inaceitável o enfraquecimento do futebol argentino e exemplifica com o sexto título seguido, dos brasileiros, na Libertadores.
3 – Após prever, que Corinthians, seria campeão da Sul-Americana (errou) e que o Flamengo seria campeão da Copa do Brasil (acertou), o babalorixá Pai Fofinho de Ogum me escreveu e que confirma a sua premonição de que o Galo vence a Libertadores e o Palmeiras o campeonato Brasileiro. Indagado sobre o Botafogo, Pai Fofinho, disse que o Botafogo não tem, ainda, a pegada de Flamengo e Palmeiras. Será que Pai Fofinho, tá se consultando com Stepan Nercessian?
4 – Depois de desperdiçar 4 pontos, jogando em casa contra Criciúma (luta pra não cair) e Cuiabá (virtualmente rebaixado), que o deixaria 8 pontos à frente do Palmeiras, faltando 5 jogos para terminar o campeonato, o técnico Artur Jorge, agora reclama do calendário e da convocação de jogadores para as seleções. Será que está aberta a temporada de desculpas?
5 – O Atlético Mineiro e sua torcida, promoveram um show de horrores na Arena do Galo, na final da Copa do Brasil, em uma clara demonstração de que são maus perdedores. Na hora da premiação, tocaram músicas do Galo, com o máximo volume, atrapalhando a premiação, atiraram copos, garrafas e bombas, pra dentro de campo, ferindo gravemente, um fotografo esportivo, além de cadeiras, arrancadas das arquibancadas. Um show de barbáries e burrices, um papelão. Destruir o patrimônio do time do seu coração, causando prejuízo financeiro e barbárie. Provocar punição ao seu time, levando- -o a perder mando de campo e jogar com portões fechados, é burrice. Quer protestar, vá pra porta do CT e xingue os jogadores, comissão técnica e dirigentes, agindo assim, você não causa prejuízo ao clube, nem provoca punições, como perda de mando de campo e jogos com portões fechados, sem a presença da torcida.
6 – Ao ser anunciada, a quase certa rescisão de Neymar, na janela de janeiro, começaram a surgir notícias de que o Santos estava interessado na contratação de Neymar, achei difícil o Santos com a dívida que tem, conseguir pagar um salário a Neymar. Procurei me informar um pouco mais, e a notícia não é bem assim. Não é o Santos que quer comprar Neymar, é o jogador e seu pai que querem comprar o Santos. A proposta seria de 1 bilhão de reais, e com o Neymar, jogando no clube, eles esperam que a SAF santista chegue a valer 2 bilhões de reais.
7 – Depois de ter seu contrato rescindido com o Fluminense, após uma confusão com Mano Menezes e em consequência ter vários vídeos e depoimentos de ex-companheiros e jornalistas, mostrando atitudes arrogantes contra torcedores e ex-companheiros, o lateral Marcelo, teve suas redes sociais, invadidas por torcedores do Colo Colo, pedindo que venha jogar clube chileno, hashtag “venha ganhar uma Libertadores, com o Colo Colo”. Não sei se comento “sabe de nada, inocente” ou “me engana que eu gosto”.
Bem, até que enfim o Alfredo Melo assume a verdade que nunca quis calar: ele é o Gatinho Cruel, que agora sai de cena para dar lugar ao seu criador. Enorme criatura no sentido literal, na bondade, no caráter e no conhecimento profundo do futebol e das coisas boas da vida, inclusive pratos deliciosos. Ah, tem também a paixão pelo Botafogo cada dia maior.