Edel Holz – Que o Brasil é violento todo mundo sabe que é… O Rio de Janeiro então… Quem assiste o JN não viajará pro Rio jamais. Porque é um tal de tiroteio aqui, ali, acolá…
Morei no Rio 10 anos e nunca fui assaltada. Me assaltaram em Sampa com arma na cabeça e tudo mais. Morando no Rio evitávamos ir à praia com dinheiro, máquina fotográfica, etc.
Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, não levo meu iPhone pra praia de jeito maneira, quando vou pro Brasil, carrego a grana nos bolsos. Não uso bolsa.
No Rio, tirei dois mil reais e botei no bolso do meu macaquinho. Andei de boa em Copa. Dizem que nos EUA não tem dengue, piolho e violência. Ah, Tem sim! Tem piolho, tem dengue em alguns pontos da Flórida, mas violência tem demais! Um tal de sequestrarem meninas para venderem órgãos, tiroteio, bomba nas escolas que a gente treme dos pés à cabeça.
Te chamam numa mensagem gravada: tem bomba na escola mas ninguém entra e ninguém sai! Seu filho la dentro e você se sentindo impotente. Não estamos seguros em lugar nenhum. E esse tiroteio no Maine? O doido ta aqui em Massachusetts. Dizem… Helicópteros voando, americanos se trancando em casa e eu, paranoica que sou, com pavor de sair na rua. Vou ficar quietinha, na minha até prenderem esse louco.
Mas não posso. Tenho de trabalhar, fazer compras e rezar pra Deus e seus anjos nos protegerem. Ai, que meda!!!
SOBRE A COLUNISTA: Edel Holz é a mais premiada e consagrada atriz, roteirista, diretora e produtora teatral brasileira nos Estados Unidos. Inquieta e de mente profícua, Edel tem sempre um projeto cultural engatilhado para oferecer para a comunidade brasileira. Depois de anos de ausência, Edel volta a abrilhantar as páginas de um jornal. Damos as boas vinda à poderosa e de mente efervescente Edel.