EFE – O ciclone Hilary foi rebaixado neste domingo (20) para tempestade tropical, com ventos sustentados de 110 km/h, e segue em direção ao sudoeste dos Estados Unidos com risco de “inundações catastróficas”, em função das fortes chuvas que produzirá, afirmou o Centro Nacional de Furacões americano (NHC, na sigla em inglês).
Hilary, que tocou terra na madrugada deste domingo em Baixa Califórnia (México), segue em terreno firme a 41 km/h no sentido norte-noroeste e deve chegar ao sul da Califórnia ainda hoje, onde já registraram chuvas, como em Nevada e Arizona.
Embora chegue ao sudoeste dos Estados Unidos, mais fraco, os meteorologistas do NHC alertam para as condições de tempestade tropical e possíveis “inundações catastróficas” como consequência das fortes chuvas nesta área, onde as autoridades pediram à população que ficasse em casa.
Desde ontem à tarde, moradores das comunidades montanhosas de Oak Glen, Forest Falls, Mountain Home Village, Angelus Oaks e Northeast Yucaipa, no condado californiano de San Bernardino, receberam ordem de evacuação.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência nos condados do sul como medida preventiva antes da chegada de Hilary, que é a primeira tempestade tropical a atingir o sul deste estado em 84 anos, segundo a imprensa local.
Guarda Nacional
A chegada de Hilary motivou o destacamento nesta área de 7,5 mil efetivos da Guarda Nacional, além de pessoal da Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema, na sigla em inglês), que monitora o desenvolvimento da tempestade.
Em declarações à “CNN”, a administradora desta agência governamental, Deanne Criswell, pediu hoje aos moradores que levem a sério a tempestade.
As praias dos condados californianos de San Diego e Orange estão fechadas como medida de precaução antes da chegada de Hilary, que produzirá acúmulos de água de até 15 centímetros nesta área devido às chuvas, que continuarão até amanhã no sul da Califórnia e Nevada.
Na cidade de Phoenix, no Arizona, os meteorologistas preveem fortes chuvas ao longo do dia de hoje, enquanto em Nevada as autoridades locais esperam que a tempestade cause até 18 centímetros de chuva em algumas partes, o que seria um recorde no estado.
Hilary já causou uma morte, de um homem que tentava atravessar um riacho em seu carro e foi arrastado pela corrente no município mexicano de Mulegé, em Baixa Califórnia do Sul, informaram as autoridades locais.
O NHC adverte que inundações perigosas podem ocorrer até mesmo em partes dos estados de Idaho e Oregon, localizados ao norte da Califórnia.