Por: José Soares Leite – Em I Coríntios 12:27, Paulo fala acerca da Igreja como Corpo de Cristo. A doutrina do Corpo de Cristo, está baseada em toda a Bíblia, desde Gênesis até Apocalipse. No Velho Testamento encontramos essa doutrina na forma de guras, ou seja, profético. Porém é no Novo Testamento que temos a armação clara do apóstolo Paulo em sua carta, referindo-se à igreja como Corpo de Cristo.
Paulo afirma sobre isto no livro de I Coríntios capítulos 12,13 e 14), quando ele também fala sobre os dons espirituais. Ele identifica nos textos bíblicos do Antigo Testamento, o que profeticamente aponta para a Igreja como o Corpo de Cristo.
Em Gênesis 2:23 está escrito:“E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada”. Esta descrição bíblica é uma profecia sobre a igreja como corpo de Cristo.
Veja, se toda a humanidade veio existir fisicamente, por causa do corpo de Eva. Isto estão, serviu como uma gura profética, para que mais tarde, servisse de gura. Aplicando isto no campo profético, vemos a co-relacão entre Cristo e Sua Igreja: A Igreja de Cristo tem a mesma estrutura do Senhor Jesus. Ele tinha todos os dons espirituais e a igreja, como corpo de Cristo, também tem todos os dons espirituais.
Ele tinha todos os ministérios e a igreja, como corpo de Cristo, também tem todos os ministérios. A igreja que é corpo de Cristo não reflete uma estrutura meramente eclesiástica ou organizacional, nem mesmo uma estrutura criada pelos seus líderes e fundadores e sim a autoridade de Cristo no mundo (Mt 28.17-18).
A luta contra os Amalequitas por ser uma luta corpo a corpo e de igual para igual, simboliza as lutas contra a carne.
O servo que está integrado ao corpo de Cristo alcança a vitória contra a carne, (Jo 6.51), e quando está na unidade do corpo, que é a igreja se torna vencedor contra todo o mal (Mt 16.18). Citamos outra gura que temos no A.T. sobre o membro do corpo de Cristo. Entendemos isto, no fato de que Moisés estava sentado sobre uma pedra, que é gura de Jesus, como o fundador da Igreja, que é o Seu corpo e onde fundamentamos a nossa nos edifica.
Cada membro integrado ao corpo é gura de um crente na Igreja, onde o Corpo de Cristo que se completa. Veja a expllicação que Paulo fala em sua epístola sobre afiliação da igreja como corpo através de seus membros integrados: “De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele” (1Cor 12:26 ).
Noé: A arca é símbolo da obra que Noé pregou para o mundo de sua época sobre o juízo divino, era um gura da ação que o Corpo de Cristo (igreja), exerce hoje pregando a humanidade sobre o tempo do m e a volta do Senhor (Mt 24.1-13. E em Gênesis diz: “E entrou Noé, e seus lhos, e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com ele na arca, por causa das águas do dilúvio.
E de toda carne, em que havia espírito de vida, entraram de dois em dois para Noé na arca. E os que entraram, macho e fêmea de toda carne entraram, como Deus lhe tinha ordenado; e o SENHOR a fechou por fora” (Gn 7:7, 15 e 16 7: Ester: Quando convoca o povo judeu para jejuarem.
Nesta passagem vemos ação do corpo em ação para fazerem uma consagração para livramento do povo da destruição, Et 4:16 “Vai, e ajunta todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas moças também assim jejuaremos; e assim irei ter com o rei, ainda que não é segundo a lei; e, perecendo, pereço”.
Daniel: Quando o rei Nabucodonosor inquiriu os sábios da Babilônia sobre o sonho que ele teve, Daniel reunião os seus três companheiros para buscarem a revelação do Senhor.
Não agiu isoladamente, mas no corpo”; como está aescrito: “Então, Daniel foi para a sua casa e fez saber o caso a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros. Para que pedissem misericórdia ao Deus dos céus sobre este segredo, afim de que Daniel e seus companheiros não perecessem com o resto dos sábios da Babilônia.
Então, foi revelado o segredo a Daniel numa visão de noite; e Daniel louvou o Deus do céu” (Dn 2:17-19).
José Soares é Pastor e Bacharel em Teologia, professor de ensino sistemático de estudos Bíblicos como Professor de Escola Dominical e Faculdade de ensino Teologia em Boston.